Sofá, limpeza e cuidados para garantir conforto e durabilidade

decoração-de-sala-de-estar

Sempre que pensamos em montar uma sala bacana, a primeira coisa que nos vem na cabeça é o sofá! Tudo gira em torno dele, afinal, ele é o “por star” da sala.

Cores das paredes, mesa de jantar, móveis auxiliares, objetos decorativos, tapete e até a luminária têm que combinar ou pelo menos estar em harmonia com o sofá escolhido.

E como toda celebridade, o sofá tem que ser bem cuidado, pois ele recebe seus visitantes e proporciona conforto para família, na hora do descanso ou lazer.

Por isso que a limpeza e a manutenção correta dos sofás são fundamentais para manter conservado e com aquela carinha de novo. E como queremos ajudar no cuidado TOP, pesquisamos algumas dicas que vão ajudar! 😉

A limpeza básica deve ser feita semanalmente. Dessa forma a poeira, pelos e umidade não se acumularão no sofá. Ao derramar qualquer tipo de líquido no estofado, o ideal é imediatamente limpá-lo com um pano seco. No caso de limpezas pesadas, recomenda-se realizá-las no intervalo de um ano e se possível contratar uma empresa especializada, vale a pena o investimento.

Não sei se devo limpar a seco ou com pano úmido?

aspirador-de-po-pequeno
O tipo de limpeza a ser escolhido dependerá do material que o sofá é feito. Atualmente estão disponíveis no mercado sofás feitos em grande diversidade de materiais: algodão, couro, linho, camurça, veludo, napa, courino, entre outros.

Por isso, antes de realizar a limpeza é necessário saber exatamente qual é o tipo de material do sofá. Também é importante verificar a etiqueta na parte inferior do sofá, onde se encontram os símbolos de instrução de limpeza.

Comece a limpeza usando o aspirador de pó, para tirar resíduos sólidos que ficam nos cantinhos e costuras, ou uma escova de cerdas macias para eliminar a poeira e sujeira que estiver sobre ele. Veja a limpeza para os mais diversos tipos tecidos

Observações:

Produtos: Não é recomendado utilizar produtos que contenham cloro. O uso do sabão em pó também não é adequado para a limpeza dos sofás. Na dúvida, utilize detergente líquido neutro ou um produto específico para limpeza de estofados.

Manchas: Por ser um local de grande circulação, é comum ocorrer algumas manchas no sofá. A primeira coisa a se fazer é limpá-la imediatamente. Isso irá facilitar a limpeza e remoção. Saiba como remover os principais tipos de manchas. Veja como retirar as mais diversas manchas

NÃO ESQUEÇA!

cafe-derramado– Além dos produtos caseiros, é possível também usar produtos próprios para sofás, como protetor de tecidos que retarda o contato do líquido com o tecido, e com isso a limpeza pode ser feita sem danos.

– Lenços umedecidos são grandes aliados na limpeza do sofá.

– Para manter o estofado limpo por mais tempo evite comer no sofá.

– Para evitar manchas de copos, coloque mesas próximas ao sofá ou suportes que podem ser deixados nos braços do mesmo.

– Salpicar bicarbonato de sódio sobre o sofá e deixar agir por 30 minutos ajuda na limpeza e eliminação de odores. Essa técnica é ideal para pessoas que tem animais em casa e são alérgicas.

– Higienizadores a vapor são ótimas opções para a limpeza dos estofados.

Agora você já pode ficar tranquila e aproveitar que seu programa favorito vai começar!!! #BomDescanso #RelaxndoNoSofá

mulher-sentada-no-sofa-vendo-tv-1299715197701_956x500

Por Cinthia Almeida – Equipe Ligação Home Center – Site: www.ligacao.com.br

Deixe um comentário