Sacola Biodegradável chega ao Comércio e ao Consumidor

SacolinhaReciclavel

No dia 05/04/2015, entrou em vigor a lei que regulariza o uso das novas sacolas biodegradáveis nos comércios de toda cidade de São Paulo. O que isso muda na vida dos consumidores e comerciantes? Muda muita coisa, não só financeiramente, mas de hábitos corriqueiros, como descartar o lixo doméstico.

Ainda não está muito claro se serão todos os comerciantes que deverão usar a sacola padrão, ou se só os comércios que trabalham com alimentos como: supermercados e padarias.

reciclado1O que está definido é que, agora serão dois tipos de sacolas que deverão circular: a verde (para lixo reciclável) e a cinza (para lixo orgânico). As sacolinhas brancas sem nenhum tipo de informação sobre o material de que ela é feita, essas estão proibidas de circular e também de serem usadas, pela população, para descartar o lixo.

Os consumidores que não tiverem seus meios próprios para levar as compras adquiridas nos comércios, terão que comprar as sacolinhas caso não sejam distribuídas gratuitamente, alguns comerciantes estão repassando o custo total para o consumidor (R$ 0,10), alegando que é mais alto do que as sacolas antigas e não conseguem arcar com a despesa.

Onde o consumidor entra na história, além de ter que comprar as sacolas? Na rotina doméstica, ao descartar o lixo, o consumidor não mais poderá fazer de forma aleatória, com qualquer sacola ou misturando o lixo reciclável com o lixo orgânico. A partir de agora, a sacola verde só poderá ser usada para o lixo reciclável (vidro, papel, alumínio, plástico) e a sacola cinza, para lixo orgânico (resto de comida e banheiro).

recicla

O consumidor que não respeitar a coleta seletiva estará sujeito a multa. Não só o consumidor, mas o comerciante também. A fiscalização começou, também no dia 05/04, e a princípio será feita via denúncia popular (ligações para 156). O G1 fez uma matéria bem bacana que explica mais a questão: Sacolinhas brancas comuns já não podem ser distribuídas nos mercados

Vamos relembrar as cores das lixeiras de coleta seletiva e os materiais que são recicláveis?

MATERIAIS RECICLÁVEIS

saiaba-quais-sao-os-materiais-mais-reciclados-do-brasil

CORES DE LIXEIRAS DE COLETA SELETIVA

DICAS-DE-RECICLAGEM

Como toda mudança, no começo é estranha e causa confusão, mas com o tempo, vamos perceber que o objetivo é dar mais consciência ambiental para as pessoas, já que os comerciantes vão deixar de poluir o meio ambiente e os consumidores vão, de fato, aprender e dar mais importância para a separação do lixo, visando a reciclagem que resulta na preservação da natureza.

Por Cinthia Almeida – Equipe Ligação Home Center – Site: www.ligacao.com.br

Anúncios

Uma resposta em “Sacola Biodegradável chega ao Comércio e ao Consumidor

  1. Pingback: Cuidados que devemos ter com a Garagem | Fique Ligado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s